SISME INDICA: LEITURA - LA INVESTIGACIÓN COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA, UNA PROPUESTA DESDE EL SUR
15/06/2020
LA INVESTIGACIÓN COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA, UNA PROPUESTA DESDE EL SUR
A investigação, fundamento da constituição e desenvolvimento da ciência moderna nos últimos quatro séculos, e , por tanto, motor da chamada modernidade capitalista - com suas múltiplas implicações, entre elas à geração de desigualdades entre países, regiões e indivíduos-, fora recuperada na segunda metade do Século XX e o começo do presente, como um dos aspectyos centrais da configuração da educação ea escola desta mudança de época.
Este livro conta dos esforços e apresenta os fundamentos da proposta da Investigação como Estratégia Pedagógica (IEP), como um dos seus desenvolvimentos e contribuições alcançadas desde à América Latina, na perspectiva das pedagogias críticas.
María Elena Majarrés de Mendoza é Doutora em Planejamento e Desenvolvimento, coordenadora Nacional do Programa Ondas do Departamento Administrativo de Ciencia, Tecnología e Innovación (Colciencias), da Colômbia.
Marco Raúl Mejía Jiménez. Doutor do programa Interdiciplinário de Investigação em Educação e Doutor Honoris causa em Educação pela Universidade Pedagógica Nacional, da Colombia e assessor pedagógico do Programa Ondas.
MEJÍA J, Marco Raúl; MANJARRÉS, María Elena. La invetsigación como estratégia pedagógica, uma propuesta desde El sur. Bogotá, Colombia: Desde Abajo, 2013. http://bit.ly/2bwXbER (82 PÁGINAS - ISBN: 978-958-8454-74-0)