logotipo

 Saldo do sócio

 PROSINDWEB

 

Convênios

CONVÊNIOWEB

 

SISME PEDE MEDIDAS URGENTES APÓS COVID-19 SER SUSPEITO PELA MORTE DE SERVIDOR EM ESTEIO

24/03/2020

Na manhã de hoje (24), a presidenta do Sindicato dos Municipários de Esteio, Graziela Oliveira, em live no Facebook, pediu ao prefeito Leonardo Pascoal que a proteção aos servidores públicos de Esteio seja URGENTEMENTE redobrada após a suspeita do falecimento do servidor Yuki Miike.

Morador da cidade de Canoas, Yuki Miike trabalhava 40h no atendimento ao público no protocolo da prefeitura municipal. Yuki havia entrado de férias na sexta-feira passada (20).

Segundo familiares de Yuki que entraram em contato com o SISME, suspeita-se que a causa da morte seja o Covid-19. As informações foram atualizadas no perfil da vítima, ao redor das 14h, pelo seu irmão, Yuri Miike, revelando que ainda estão no aguardo da realização de exames feitos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), indicando a comprovação ou descarte da suspeita.

Esse dado acabou causando a comoção e a preocupação com a segurança dos servidores e comunidade esteiense:

“Não temos como mensurar as consequências no município de Esteio, por isso o cuidado deve ser maior! Realmente esperamos que não seja confirmado o falecimento do nosso querido colega pelo Covid-19. Porém, pedimos que seja feito o isolamento imediato aos servidores que não são de atividade consideradas prioritárias!”, pediu a presidenta ao prefeito da cidade.

O que diz a SMA

Em nota circular aos servidores, a Secretaria Municipal de Administração (SMA) relata que Miike havia se queixado à sua chefia imediata que estava com dificuldades para subir escadas e executar outras tarefas simples, as quais causavam-lhe falta de ar e fadiga. Segundo relato, o servidor teria buscado atendimento médico há algumas semanas e o profissional que lhe atendeu havia informado-lhe que provavelmente tratava-se de problema cardíaco, o qual deveria ser melhor investigado. Infelizmente, o SISME não obteve acesso à informação da realização de exames de investigação nesse sentido.

Ainda, a SMA diz estar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Canoas para acompanhar a evolução do caso da confirmação. Segundo a Prefeitura de Canoas, o resultado dos exames não tem prazo previsto até o momento.

As ações do Sindicato

O SISME reforça seu compromisso com os servidores e acredita que devemos estar prontos para quaisquer possibilidades de agravamento da crise da saúde pública mundial causada pelo Covid-19.

A saúde dos trabalhadores e o bem estar social não são palanque eleitoreiro e as vidas não são barganhas políticas! As lutas e reivindicações são legítimas e históricas! O desejo sempre foi de que os poderes públicos ajam em harmonia e em benefício da população e do bem estar social. Nosso papel é auxiliar no diálogo entre os servidores e os poderes. Por essa razão, as representatividades políticas estão sendo cobradas.