logotipo

CONVÊNIOWEB

CARTA ABERTA À COMUNIDADE E SERVIDORES PÚBLICOS DE ESTEIO

22/10/2020

O Sindicato dos Municipários de Esteio(SISME) vem manifestar repúdio a postura do candidato e atual Prefeito de Esteio Leonardo Paschoal que, na ânsia de atacar permanentemente o Sindicato, publica inverdades e desinformação sobre a entidade. No dia 21/10/2020, o candidato fez uma publicação de que um carro do SISME estaria sendo usado em campanha eleitoral de uma candidata à vereança na cidade.

Porém, a verdade é outra: desde que ficou sem sua Sede própria, que foi retirada pelo Executivo, a direção do Sindicato deliberou, com registro em ata, que o carro ficaria guardado na garagem de uma funcionária. Neste ano, nossa funcionária, exercendo seu direito privado e legal de livre associação política, tem em sua residência um comitê de campanha, o que não se confunde em nada com os fins da utilização do veículo, que se restringe aos objetivos do Estatuto Social do SISME e vem sendo respeitado e cumprido rigorosamente.

Não é novidade o desprezo do candidato pelo Sindicato e pelos/as servidores/as em geral. Nesses últimos anos, infelizmente nunca houve espaço para diálogo na elaboração das políticas públicas no Município. Tal desprezo ficou evidenciado pela negativa de participar do II Debate entre os Candidatos à Prefeitura de Esteio, já realizado em outro momento pela entidade, sob a alegação de que a representação legal dos/as servidores/as não é isenta. Lembramos ao candidato que ele e sua equipe foram previamente convidados para participar de maneira democrática da construção do evento.

Deve-se salientar que gostando o candidato ou não, o SISME é a representação legalmente reconhecida de todos/as os/as servidores/as do Município. Quando os mandatos de prefeito/a acabar, o Sindicato continuará existindo e, seja o gestor que for, estará a entidade em luta pelos direitos da categoria.

Diante da gravidade das acusações, o SISME tomará todas as medidas cabíveis.