logotipo

 Saldo do sócio

 PROSINDWEB

 

Convênios

CONVÊNIOWEB

 

BANDEIRA VERMELHA: ESTEIO JÁ ULTRAPASSA OS 160 CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19

22/06/2020


Esteio chegou a 161 pessoas contaminadas pelo Covid-19. Destas, 06 morreram e 71 casos permanecem ativos no município. Estes dados são da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), do dia 21 de junho, e mostram uma crescente no número de infectados.

A situação é preocupante. No dia 30 de Maio, eram 50 os casos confirmados. Entretanto, 22 dias depois os casos somam 161, média de 5,2 novos casos por dia. Os casos vem subindo diariamente, o que coloca a comunidade em alerta. Apesar das tentativas de mapear o vírus no município (GPS Covid), os casos de subnotificação e de assintomáticos ainda são desconhecidos, oferecendo um perigo real à saúde da população.

Bandeira Vermelha

Em declaração na manhã desta segunda-feira (22), o prefeito Leonardo Pascoal comunicou que, juntamente com outros prefeitos da Região Metropolitana, questionou oficialmente a classificação Vermelha para a Região 8 (na qual Esteio faz parte), acreditando que não há necessidade para tal medida. Entretanto, o pedido foi negado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) hoje à tarde.
Um dos argumentos que o prefeito trouxe no seu vídeo é de que novos leitos destinados ao tratamento do Covid-19 virão à Região, alguns remanejados de outras regiões: serão 6 para o Hospital São Camilo e 13 à Canoas, aumentando a média de leitos de UTI disponíveis. Mas de fato, não resolve o problema: a subida da curva de infectados. Outro argumento é que prejudicará o comércio. O prefeito também culpa o que ele chamou de “relaxamento das medidas (de proteção) por parte da população em geral”. Entretanto, Pascoal se esquece do erro do governo, por exemplo, em colocar os professores para atendimento domiciliar em um cenário como este, contribuindo em muito para otimizar as chances do vírus se propagar pela comunidade, uma vez que a presença de assintomáticos não é possível quantificar. As lojas abertas, passam uma falsa sensação de segurança e, mesmo tomando as devidas proteções, a segurança total não é assegurada.

Bandeira de luta

O SISME reconhece a necessidade de permanecermos em quarentena. De usar máscaras sempre, álcool gel no bolso, não frequentar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. Sair apenas para realizar atividades essenciais, como ir ao mercado, ao médico e farmácia, por exemplo. Usar criteriosamente protocolos de higienização ao chegar em casa.
O Sindicato defende a defesa da vida frente a defesa do lucro. Acredita que o teste massivo deve ser ampliado, que nossos professores devam ficar em casa e ter seus direitos garantidos, que os servidores possam ser vistos, ouvidos, protegidos e valorizados. Que nossa comunidade possa ter as condições de permanecer em quarentena e que o Município possa fazer sua parte pela proteção das pessoas em primeiro lugar.

SISME TV

E nesta quarta-feira (24), às 19h30, a SISME TV trará o médico do Hospital Municipal Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul, o Dr. João Goulart para falar de “Saúde Pública na Pandemia.” Não perca! Compartilhe e participe!

Sisme na Luta!