logotipo

 Saldo do sócio

 PROSINDWEB

 

Convênios

CONVÊNIOWEB

 

15 DIAS DE AÇÕES DO SINDICATO NA LUTA EM MEIO AO COVID-19

30/03/2020

Há quinze dias, o Sindicato dos Municipários de Esteio (SISME) vem incansavelmente buscando providências junto ao executivo no combate ao Covid-19.

Na segunda-feira (16), encaminhamos o Ofício 014/2020 ao prefeito Leonardo Pascoal (PP) pedido de suspensão das aulas e medidas para garantir a segurança dos trabalhadores (principalmente aqueles que se enquadram no grupo de risco). No mesmo dia, em live no Facebook, o prefeito descartou a suspensão. Porém, pressionado, no decorrer da semana, medidas de paralisação das atividades de ensino e de trabalho foram tomadas.

Buscamos diálogo com a Secretaria de Saúde e com a direção do Hospital São Camilo. O risco da falta de ventilação da Farmácia Municipal para com os servidores, o racionamento do estoque dos materiais de segurança e a escassez de produtos no mercado foram acordados. Fomos recebidos e conseguimos mediar as angústias dos colegas que se encontram na linha de frente do combate ao vírus.

O SISME providenciou a aquisição de 200 máscaras para os profissionais da saúde, 23 caixas de luvas cirúrgicas e apoiou a “Campanha de Doação Hospital São Camilo de Esteio Juntos pela Saúde”. A campanha segue no ar e conta com tua ajuda!

Também recebemos a denúncia de condições de trabalho insalubre dos trabalhadores da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU). Procurado, o secretário Ronie de Oliveira Coimbra tentou intimidar a presidenta Graziela Oliveira e se recusou recebê-la para dialogar as condições precárias dos servidores da pasta. Repudiamos veementemente tal atitude do secretário.

Solicitamos, junto às secretarias de Administração (SMAD) e Educação (SMED) a comunicação direta do executivo com os servidores, explicando-os às condições e de que maneira os trabalhadores seriam atingidos pelos decretos.

Neste meio tempo, sofremos um duro golpe à democracia na nossa cidade. O reajuste demagogo e autoritário, aprovado na calada da noite, com apoio dos vereadores, demonstrou a falta de respeito e diálogo de Pascoal para com os servidores de Esteio.

Nosso atendimento aos servidores continuaram via whatsapp e Sistema Direta, com a participação da presidenta.

O SISME segue incansável acompanhando , fiscalizando , cobrando , mas também ajudando no que for possível na luta dos servidores. Muitos seguem na linha de frente no combate a pandemia que nos ameaça. Do lado de cá, seguiremos exigindo medidas que beneficiem os trabalhadores junto ao poder público, fomentando a democracia e o diálogo para uma Esteio cada vez melhor.